Hospitais de Londrina recebem ambulâncias e equipamentos 26/08/2021 - 15:28

O governo do Estado entregou nesta terça-feira (22) três novas ambulâncias de remoção para os hospitais Zona Sul, Zona Norte e Universitário de Londrina. O investimento foi de R$ 285 mil. Os veículos serão usados para o transporte de pacientes que necessitam fazer exames ou outros tratamentos externos.
O diretor-geral da Secretaria Estadual da Saúde, Sezifredo Paz, explica que os veículos vão garantir mais conforto e segurança aos pacientes. “Trata-se de uma ação que se reflete diretamente na qualidade do atendimento ofertado à população”, afirmou.
Além das ambulâncias, 12 aparelhos de ar-condicionado e dois ventiladores mecânicos para a UTI foram entregues ao Hospital da Zona Sul. O Hospital da Zona Norte recebeu R$ 150 mil em equipamentos hospitalares, como aparelhos de anestesia, e 15 ares-condicionados que serão instalados nas enfermarias da unidade.
“Com isso, vamos ampliar de três para cinco salas de cirurgia ativadas ainda neste ano. Esses novos espaços tornarão possível o aumento do número de procedimentos realizados pelo Hospital da Zona Norte dentro do Mutirão Paranaense de Cirurgias Eletivas”, explica o diretor-geral do hospital, Walter Marcondes Filho.
O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar) também foi beneficiado. O Centro Mãe Paranaense, mantido pelo consórcio, recebeu equipamentos de reanimação adulto e neonatal para o atendimento de gestantes e bebês.
VIGIASUS – Durante a entrega oficial foi anunciado o repasse de R$ 1 milhão aos 21 municípios da Regional de Saúde de Londrina. O recurso do VigiaSUS visa fortalecer as ações voltadas especificamente ao combate do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika e febre chikungunya.
Desde início do ano, o governo estadual já repassou R$ 4,3 milhões através do programa para os municípios da região. “É um recurso extra que entra no caixa das prefeituras para que haja um reforço nas ações contra a dengue. Aproveitamos a manhã de hoje para também reunir os prefeitos da Regional e iniciar a elaboração de um plano de ação para aplicação desse novo valor destinado pelo Estado”, comenta a diretora da 17ª Regional de Saúde, Teresinha Sanches.
APLICAÇÃO – O dinheiro extra poderá ser aplicado na contratação temporária de agentes de combate a endemias, confecção e reprodução de material educativo, manutenção de veículos e equipamentos utilizados nas ações, locação de aparelhos, pagamento de despesas com combustível e lubrificantes, aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI) e compra de insumos para diagnóstico, entre outros itens de consumo.
De agosto até agora, 213 casos de dengue foram registrados na região de Londrina. Os municípios que concentram o maior número de ocorrências são Londrina (106), Ibiporã (28) e Guaraci (19). Este último também já se encontra em situação de epidemia.