Histórico

fachada antiga 1

 

fachada antiga 4

 

fachada anterior1

 

fachada nova

 

 

Imagem do hospital

O Hospital Dr. Eulalino Ignácio de Andrade foi inaugurado em 16/04/1990, pela Secretaria de Estado da Saúde, no exercício do governo Álvaro Dias, após grandes reivindicações de uma população de aproximadamente 102.000 habitantes de 15 bairros e sete distritos rurais da zona sul de Londrina, começando assim sua história.

 

Esta instituição hospitalar, conhecida pela população como “Hospital Zona Sul”, leva o nome do médico pioneiro da cidade, Dr. Eulalino Ignácio de Andrade, numa homenagem justa a quem dedicou sua vida à medicina como verdadeiro sacerdócio; atendendo a todos indistintamente.

 

Na inauguração, possuía uma área construída de aproximadamente 900m2, com 27 leitos de internação. Prestava 24 horas de pronto atendimento, oferecendo serviços nas áreas de pediatria, ginecologia e obstetrícia, clínica geral e ortopedia, para uma média de 2300 pacientes/mês.

 

Em 1993, foi desativado o serviço de obstetrícia, devido à construção da Maternidade Municipal de Londrina, e foram implantadas as cirurgias de pequeno e médio porte, nas especialidades de ginecologia e geral.

 

Em 1995, passou a contar com a parceria do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema – CISMEPAR, envolvendo a União, Estado e Município.

 

Em 1999, iniciou-se nova ampliação, com reforma nas enfermarias. O hospital passou a ter 41 leitos, atendendo em média 5600 pacientes/mês.

 

Em 2006, iniciou-se nova obra de ampliação e reforma que, após diversos contratempos, incluindo paralisações, foi inaugurada em 11/03/2010.

 

A área construída passou de 1.837,34 m2 para uma área total de 5.618,13 m2. Os leitos passaram para 115, sendo clínica médica, cirúrgica e  pediátrica. No Pronto Socorro passou a  ter 05 leitos de observação e 02 leitos de emergência. O número de funcionários saltou de 226 para 500 (entre servidores e terceiros).

 

Em 2021 a Secretaria  de Estado da Saúde fez um  contrato de gestão com a FUNEAS - Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná  e o hospital passou a ser gerido com metas  pactuadas para a continuidade dos serviços prestados.

 

Neste primeiro semestre de 2023, todas as metas pactuadas estabelecidas no contrato de gestão foram atingidas com média de 716 Internações, média de 420 Procedimentos Cirúrgicos Eletivos,  média de 2079 atendimentos de Pronto Socorro e média de 2150 atendimentos de Ambulatório Cirúrgico.

 

No ano de 2024, o hospital alcançou sua plena capacidade de produção hospitalar, consolidando-se como uma referência em qualidade e eficiência. Foram realizadas mais de 10.000 cirurgias e mais de 10.000 internações durante o ano, além de mais de 25.000 atendimentos no ambulatório, sempre com foco na qualidade e na satisfação dos usuários. Nesse mesmo período, importantes avanços foram registrados na área de educação e formação profissional, com a constituição da Comissão de Residência Médica (COREME) e a aprovação dos Programas de Residência Médica em Clínica Médica e Pediatria.

 

No âmbito dos recursos humanos, foi realizado o dimensionamento adequado das equipes médicas e de enfermagem, seguido por treinamentos específicos que garantiram a oferta de uma assistência em saúde resolutiva e humanizada.

 

Para 2025 almejamos dobrar o número de cirurgias odontológicas em pacientes com deficiência mental, quadriplicar as cirurgias de gigantomastia e iniciar os procedimentos de histerectomia e mastectomia sob processo transexualizador, além de iniciar com cirurgia ortoguinástica para pacientes do CEFIL. O hospital reafirma seu compromisso com a excelência no atendimento, destacando-se como uma instituição de referência no cuidado à saúde e na satisfação dos usuários.

 

O atendimento prestado continua sendo de 24 horas, desde 1990.